terça-feira, 26 de junho de 2012

Organize e converta seus e-books no Ubuntu com o Calibre

Hoje em dia quase tudo que é publicado também é lançado em formato digital e você com certeza já teve acesso a diversos livros publicados dessa forma, os chamados e-books.
Muitas são as razões que nos impulsionam para a utilização de e-books: economia (as versões eletrônicas normalmente são mais baratas que as impressas), questões de conservação ambiental, praticidade, disponibilidade de tecnologia, etc.
O iPad é um exemplo de e e-book reader
A popularização dos tablets como o iPad, da Apple, tornou a leitura muito mais confortável
A popularização dos tablets e leitores como Kindle e iPad, tornou a leitura de e-books muito mais confortável do que nos notebooks ou desktops. Eu mesma já me rendi a um tablet (com Android, é claro!), principalmente para poder carregar meus livros comigo e ler em qualquer lugar. Mas como manter tudo isso organizado?

Conheça o gerenciador de e-books, Calibre

O Calibre é um aplicativo que lhe permite organizar sua biblioteca de livros digitais, modificar os metadados dos arquivos, converter para outros formatos, transferir para seus dispositivos, fazer download de fontes da internet e até visualizar e ler as obras. Lançado em 2008 e compatível com os formatos mais comuns de arquivos, o software já conta com mais de 9 milhões de usuário!
Calibre, um gerenciador de e-books para o Ubuntu
Conheça o Calibre, um gerenciador de e-books para o Ubuntu
Não esqueça que normalmente livros que você compra em lojas online são protegidos por DRM (Digital Rights Management), um “recurso” que restringem o seu compartilhamento. Fique atento.

Instalando o Calibre no Ubuntu

O Calibre é um software multi plataforma, portanto, é possível fazer a instalação no sistema da maçã, no janelas e é claro, na sua distribuição Linux favorita.
O software está disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu desde a versão 10.04, e sua instalação é mamão com açúcar, bastando clicar no botão Instalar abaixo. A Central de programas do Ubuntu irá se abrir e você poderá fazer a instalação sem problemas.
Muito simples não acham? Jeitinho Ubuntu de ser hehe

Configurando o Calibre

Agora que já fizemos a instalação, é hora das configurações iniciais. Para abri-lo aperte com a tecla (aquela com o logotipo do Windows) para abrir o Unity, digite “calibre” sem as aspas e clique no software logo em seguida.
Na primeira tela selecione o idioma desejado e o local onde irá deixar sua biblioteca, como mostrado na imagem abaixo:
Tela de seleção de idiomas do Calibre
Escolha um idioma para o Calibre e o local onde sua biblioteca de livros digitais ficará
Na próxima tela escolha o tipo de dispositivo que você irá utilizar. Preste bastante atenção aqui, visto que os e-books serão otimizados para o dispositivo que você configurar.
Assim que a tela inicial do Calibre aparecer, o próximo passo é importar os seus e-books. Para isso, selecione a seta ao lado do botão Adicionar livros e escolha a opção que melhor se adapta ao que você deseja, como fonte e afins. Agora basta aguardar o rápido processo de importação.
Processo de importação de livros do Calibre
Processo de importação de livros do Calibre: não da nem tempo pra um cafezinho :/

Usando o Calibre

Agora que você importou seus e-books é hora de aproveitar alguns dos recursos do aplicativo. É possível, por exemplo, alterar os metadados dos livros digitais, como autor, avaliação, fazer o download da capa, entre outros.
Interface de edição de metadados do Calibre no Ubuntu
Edite os metadados dos seus livros para que os mesmos apareçam corretamente no seu leitor de e-books favorito
Um recurso muito útil é a possibilidade de baixar publicações gratuitas da internet. Para isso vá em Receber notícias, selecione uma das inúmeras fontes disponíveis e clique em Descarregar agora. Se desejar fazer o download automático, selecione a caixa Programar o descarregamento e marque a frequência desejada.
Também é possível encontrar livros gratuitos usando o Calibre. Para localizá-los vá em Obter livros e digite o assunto no campo de pesquisa. Os itens que aparecem com o cadeado verde aberto indicam que podem ser baixados pelo software sem custo.
Consiga livros gratuitos usando o Calibre
Consiga livros gratuitos usando o Calibre

Transferindo seus e-books para o leitor

Como vimos durante a instalação, é possível conectar diversos tipos de dispositivos ao Calibre. No caso do Android é muito fácil transferir as publicações para o dispositivo, bastando conectar o tablet ou smartphone no computador, habilitar o uso do armazenamento e, no Calibre, selecionar o botão Gravar no disco.
Agora escolha a localização do seu leitor e pronto :)

Movendo sua biblioteca de livros no Calibre

Uma funcionalidade que achei muito boa é a de mudar a localização da biblioteca do Calibre (útil para fazer cópias de segurança, por exemplo). Para fazer isso, clique no ícone da estante de livros (que mostra quantos livros há na biblioteca) e selecione a opção Mover a biblioteca atual para uma nova localização”.
Agora digite a uma nova localização para sua biblioteca e clique em ok. Sim, fácil assim.

Outros recursos do software

O Calibre também permite converter seus e-books para outros formatos, útil para quando você baixou um livro em .pdf ou .doc e quiser convertê-lo para ePub por exemplo. Você pode consultar a página de compatibilidade para identificar quais as melhores opções de conversão.
Convertendo livros com o Calibre
Calibre também permite converter seus livros para outros formatos
Além dos recursos citados ele também possui inúmeros outros, como por exemplo, um servidor web embutido que lhe permite acessar sua biblioteca de livros digitais usando qualquer computador! Bem prático (:
Dica bacana: vale a pena saber que existem inúmeras fontes de e-books gratuitos disponíveis na internet, com destaque para o Projeto Gutemberg e o Domínio Público, entre outros.

Considerações finais

Pontos positivos: gerencie sua biblioteca de e-books facilmente, editor de metadados, conversor de formatos, gratuito, sincronização com dispositivos móveis.
Pontos negativos: interface não se integra tão bem ao Ubuntu.
Nota final: 9
Para os amantes de uma boa leitura, como nós aqui do blog Ubuntu-BR-SC, um gerenciador de e-books como o Calibre é indispensável. Além de manter todos os dispositivos sincronizados de forma que você possa ler o Guia do Iniciante do Ubuntu em qualquer lugar, o software oferece inúmeros outros recursos, que com certeza dariam (e darão) mais do que um post.
E se você não gosta de ler, o que está esperando para mudar essa atitude? Adquirir cultura e conhecimento é uma bela forma de crescer profissionalmente.

Fonte: Ubuntu-BR-SC

Nenhum comentário: